🧳 Como gerar e enviar um orçamento ao cliente
Como gerar e enviar um orçamento ao cliente
Siga os passos abaixo para criar uma cotação e enviar ao seu cliente:
1. Clique no ícone "Cotações" no canto superior esquerdo da tela.
Em seguida, clique no botão "Nova cotação", localizado no canto superior direito.
2. Selecione ou cadastre o cliente
Se o cliente já estiver cadastrado, digite o nome na barra de pesquisa e selecione.
Se o cliente ainda não estiver cadastrado, clique para cadastrar manualmente, preenchendo todos os campos obrigatórios (marcados com *).
Dica: Para evitar erros, você pode gerar um link de cadastro para que o próprio cliente preencha os dados corretamente.
Para gerar o link:
-
Depois, selecione "Novo", preencha a descrição e as instruções da página.
-
Clique em "Salvar" e copie o link gerado para enviar ao cliente.
3. Preencha os dados do orçamento
Com o cliente já cadastrado ou selecionado, siga com a criação do orçamento:
-
Informe o título do orçamento. (Ex: Viagem Floripa - Família Santos)
-
Selecione uma imagem (pode ser do destino ou ilustrativa; ela será exibida no topo do orçamento).
-
Adicione as informações do destino.
-
Preencha os dados de quantidade de pessoas (adultos, crianças e bebês).
4. Adicione os serviços desejados
Agora é hora de incluir os detalhes dos serviços que compõem o orçamento. Você pode montar o orçamento com apenas um tipo de serviço (por exemplo, somente hospedagens) ou incluir uma combinação completa, como voos, hospedagens, passeios, traslados, seguros, cruzeiros e muito mais.
Para cada item, clique em “Adicionar serviço” e preencha as informações conforme o tipo escolhido:
-
Voos: informe as datas, companhias aéreas, horários, franquias de bagagem e observações importantes.
-
Hospedagens: insira o nome do hotel, tipo de quarto, regime de alimentação, datas de entrada e saída, e condições especiais (como cancelamento gratuito).
-
Cruzeiros: detalhe o itinerário, nome do navio, tipo de cabine, datas e serviços incluídos.
-
Passeios e experiências: especifique o nome, o que está incluído, datas e horários, além de eventuais recomendações.
-
Outros serviços: como trasportes, seguro viagem, sempre com os dados completos e valores.
5. Revise e gere o orçamento
Após preencher todos os dados desejados, revise as informações inseridas. Certifique-se de que todos os serviços estão corretamente descritos e com os valores atualizados. Essa etapa é essencial para evitar inconvenientes com o cliente.
Com tudo pronto, clique no botão “Salvar” e após "Visualizar"
Em seguida, você poderá visualizar o modelo de apresentação que será enviado ao cliente, com todos os dados organizados de forma clara e atrativa.
👉 Clique aqui para ver um exemplo do modelo de orçamento gerado.
Esse modelo pode ser compartilhado diretamente com o cliente via link, WhatsApp ou e-mail. Ele também pode ser editado posteriormente, caso seja necessário incluir ou remover algum item antes da finalização da venda.
Ficou com dúvidas de como realizar o preenchimento de alguma das abas? Clique aqui para acessar o manual completo.
Artigos relacionados
- 📄 Fazendo uma Cotação: Passo a passo
- 🏨 Hospedagens aprovadas:
- 💸 Como cadastrar uma nova despesa?
- 💰 Como cadastrar e gerenciar receitas
- ⚠️ Por que o e-mail automático não é enviado?
- 🔄 Como faço para realizar a troca de plano?
- ❌ Como cancelar minha assinatura?
- ➕ Como adicionar novas perguntas no link de cotação
- 🏨 Como incluir mais de uma opção de hospedagem?
- ✈️ Como incluir mais de uma opção de voo?
- 🛠️ Criação de campo adicional em orçamento
- 🎯 Cadastrando metas
- 🔔 Como gerenciar o recebimento de notificações
- ℹ️ Como cadastrar termos e condições padrão no Orçamento e na Confirmação de Reserva
- 🔍Como visualizar e gerar confirmação de reserva/Voucher?
- 🧳 Como gerar e enviar um orçamento ao cliente
- ⚙️ Como funciona a Automação de Tarefas nas Cotações
- 📝 Como Cadastrar e Ativar Contratos no Sistema