Central de Ajuda

✍️ Como assinar contratos pelo sistema IDDAS?

Agora que você contratou a funcionalidade de assinatura digital, veja como utilizá-la de forma simples e prática.


 Acessando os contratos

No menu do sistema, acesse Documentos > Contratos.



Você verá a tela com todos os contratos criados.

Nessa tela, é possível filtrar por:

  • Contratos assinados

  • Contratos aguardando assinatura

  • Todos os contratos


Visualizar, assinar ou excluir

Ao localizar o contrato desejado, você pode:

  • Visualizar

  • Assinar

  • Excluir


Como assinar um contrato?

Clique em “Assinar digitalmente” ao lado do contrato.

Por padrão, o contrato será nomeado com o código da cotação, mas você pode editar esse nome.

É possível adicionar até quatro assinantes.
Para cada um, preencha os seguintes dados:

  • Nome completo

  • E-mail

Se o cliente não tiver e-mail cadastrado no sistema, será necessário informá-lo manualmente.

O Assinante 1 será sempre a sua agência, com o seu e-mail já preenchido.


Envio para assinatura

Após preencher os dados dos assinantes, clique em “Assinar”.

O contrato será:

  • Enviado automaticamente para o e-mail de cada assinante, ou

  • Você pode copiar o link e enviar diretamente ao cliente.

O mesmo processo se aplica a você: poderá assinar pelo link ou pelo e-mail recebido.

No e-mail, você receberá o contrato desta maneira

Abrindo pelo link (Diretamente pela prataforma), ou abrindo o link do e-mail, ele se apresentará desta forma: 

Após conferir se o contrato está correto, deverá clicar em "Continuar" 

Você irá preencher com seus dados, e com os dados preenchidos, irá habilitar o botão de "Continuar"

Na página que abrir, poderá optar por "desenhar" a assinatura, ou ainda "digitar" 

Após digitar ou desenhar a assinatura, deverá clicar em "Finalizar"

Abrirá está página de confirmação, através de um código que será enviado via e-mail.

Após a validação com o código, aparecerá uma confirmação de assinatura.


✅ Acompanhamento da assinatura

Após o envio, você poderá acompanhar, na mesma tela:


  • Quem já assinou (Ficará com o ícone de certo, neste caso como em destaque "Maria da Silva")

  • Quem ainda está pendente (Ficará em amarelo, como "Caroline Tavares")

  • Após a agência e o cliente assinarem o contato, aparecerá da seguinte maneira 



    Poderá ainda, ver os assinantes, e gerar PDF do contrato assinado. Lembrando que as assinaturas estarão na última página do PDF 


Assim, você acompanha todo o processo em tempo real, com praticidade e segurança. 

Ainda possui dúvidas?
Caso não tenha encontrado uma solução em nossa central de ajuda, entre em contato conosco.
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